A maior venda do futebol brasileiro foi do Santos
Você sabe qual é a maior transferência do futebol brasileiro? Não é uma pergunta muito difícil, até porque a resposta não é nem um pouco surpreendente. Em 2013, o Santos vendeu sua então estrela, Neymar Jr., para o Barcelona, em uma transferência que em teoria, custou cerca de 57 milhões de euros aos cofres do time Espanhol.
A transação ficou marcada por uma série de supostas irregularidades. Oficialmente, o Barcelona diz que gastou 57 milhões de euros (cerca de R$ 182 milhões) para contratar Neymar, mas o jornal “El Mundo” publicou uma reportagem afirmando que o valor poderia chegar a 95 milhões de euros (R$ 303 milhões).
Além de Neymar, o Santos também possui outras três vendas que figuram entre as 15 maiores do futebol brasileiro: Rodrygo, para o Real Madrid (45 milhões de euros), Gabriel Barbosa, para Internazionale (25 milhões de euros) e Robinho, para o Real Madrid (24 milhões de euros).
Já em relação a compras, o Santos é responsável pela 10ª contratação mais cara do futebol brasileiro. Se trata do atacante Leandro Damião, que foi comprado por 41,6 milhões de reais em 2014, proveniente do Internacional.
Relembre a trajetória de Neymar pelo Santos
Neymar iniciou sua carreira nas categorias de base da Portuguesa Santista em 1998, sendo transferido para o Santos em 2003. Após seis anos, foi promovido ao time principal. No ano em que fez a sua estreia com a equipe profissional, Neymar foi considerado a maior revelação do Campeonato Paulista.
Em 2010, ele tornou-se o artilheiro da Copa do Brasil com onze gols, e o melhor jogador do Campeonato Paulista, finalizando a temporada com quarenta e dois gols em sessenta jogos. No ano de 2011, concorreu ao prêmio de Melhor Jogador do Mundo, onde encerrou na décima posição. Neymar foi o principal destaque da conquista da Libertadores pelo Santos.